(11) 9 8930-9292 - 24h

Como conversar com um alcoolista para ajudá-lo?


Como conversar com um alcoolista para ajudá-lo?

Quando você tem certeza de que alguém querido se tornou um dependente de álcool, é natural querer conversar com a pessoa a fim de ajudá-la. Porém essa conversa nem sempre acontece conforme o esperado. Neste post, apresentaremos algumas dicas de como fazer isso e assim aumentar as chances de que o diálogo tenha êxito. Acompanhe!

 

Escolha o momento e o lugar certos!

Para ter esta conversa, escolha o momento certo e ele com certeza não é quando a pessoa já consumiu álcool.

Deixe para falar sobre o assunto em um local onde vocês tenham privacidade e tranquilidade, mas de forma alguma marque em locais onde se possa estimular o alcoolista a beber, como bares, por exemplo. Da mesma forma, não traga bebidas para a casa dele.

Toque no assunto apenas quando perceber que o indivíduo está tranquilo e não estressado com outros problemas e preocupações.

 

Informação sobre o assunto é essencial

Informe-se sobre o assunto. Pesquise sobre o tema e entenda a diferença entre consumo ocasional, abuso e dependência. Fale sobre os sintomas de abstinência, apresente estimativas, diga que a dependência de álcool é uma doença reconhecida pela Organização Mundial da Saúde e que o consumo frequente dessa substância leva ao desenvolvimento de doenças mais graves. Enfim, traga conhecimento sobre o assunto para a pessoa. Isso pode ajudá-la a entender que precisa de tratamento.

 

Cuide do seu tom de voz e das palavras

Fale de forma carinhosa e calma, sem nenhum tipo de ameaça ou agressão. Ajude a pessoa a entender que não se trata de falta de caráter e sim de doença que tem tratamento.

 

Encoraje o indivíduo a buscar ajuda

Encoraje o alcoolista a procurar ajuda especializada a fim de se livrar do vício. As clínicas de reabilitação podem ajudar. Elas contam com profissionais experientes e especializados que podem colaborar para que a pessoa se trate e viva feliz e distante do álcool.

 

Esteja preparado para a recusa

A maioria das pessoas infelizmente nega a realidade e alega não necessitar de ajuda. Elas seguem acreditando que têm total controle da situação até que o quadro se agrava e infelizmente, muitas vezes, as coisas não terminam bem, culminando em acidentes, agressões e até em morte.

 

Não é fácil conversar com um dependente de álcool, mas você deve tentar. O melhor caminho para a pessoa é que ela se convença do perigo que essa substância representa para a vida dela e opte por uma internação voluntária. A Brasil Tratamentos dispõe de um time de profissionais que pode orientar você! Visite-nos hoje mesmo!

Blog