Como a reinserção social se torna importante no tratamento de um dependente químico?
A reinserção social inclui o retorno ao trabalho, aos estudos e também à convivência familiar e com amigos. Ela é muito importante e é quando a pessoa terá seu compromisso consigo e com o tratamento posto à prova diversas vezes. Quer saber mais sobre isso? Não deixe de ler este post!
O que é a reinserção social?
Quando uma pessoa está internada, tratando a dependência química, ela só tem contato com os profissionais da clínica e com as pessoas que vão visitá-la, estando em um ambiente protegido, onde as drogas não entram e nem ela sai para comprá-las.
Porém, a partir do momento em que a equipe que cuida do paciente decide que é hora de retomar a vida, ele começa a ficar menos na clínica e mais em casa, na companhia dos entes queridos, colocando seus planos de voltar a trabalhar e/ou estudar em prática.
Assim, a reinserção é a inclusão social do dependente químico após o tratamento na clínica. Nessa fase, ele reestabelece todos os tipos de relações, como familiar, amorosa, profissional, com amigos, entre outras.
Trata-se de algo desafiador porque a droga afeta a confiança das pessoas no paciente em tratamento e ele precisará reconquistar isso e muito mais que foi perdido por causa do vício.
A família na reinserção social
O apoio da família é muito importante porque são essas as pessoas que farão o paciente se sentir amado e protegido, apoiando-o sempre que as coisas não saírem da maneira como ele planejou. Esse acolhimento é decisivo para reduzir as chances de recaída.
Reinserção no mercado de trabalho e seus obstáculos
No mercado de trabalho, muitas vezes, as coisas também não são fáceis porque quem retorna para a mesma empresa em que trabalhava precisa provar que está diferente, que é responsável e capaz de exercer suas funções.
Aqueles que procuram emprego, precisarão lidar com a falta de confiança das pessoas e, não raro, com o preconceito delas, o qual pode fechar muitas portas para aqueles que estão reiniciando a sua jornada profissional.
Reinserir-se socialmente não é fácil, mas é importante e necessário para o tratamento. Quando alguém ainda está na clínica, é incentivado na terapia a fazer planos e estabelecer metas a serem cumpridas e lidar com a frustração sem recorrer ao álcool ou às drogas é uma das partes mais difíceis.
Apesar disso, esse é um passo decisivo e necessário para reiniciar a jornada e seguir em frente, reencontrando seu espaço na vida das pessoas e na sociedade. A Brasil Tratamentos tem profissionais especializados que podem ajudar você nisso! Entre em contato conosco hoje mesmo!