(11) 9 8930-9292 - 24h
Dependência química: como evitar recaídas? (clique e saiba+)

Dependência química: como evitar recaídas? (clique e saiba+)


A dependência química é uma doença crônica. Isso significa que ela não tem cura, fazendo com que o dependente precise estar em constante vigilância para não ter recaídas.  Para ajudar você a se manter firme no sentido de evitá-las, trouxemos algumas dicas. Siga lendo!

 

Mude as amizades

As pessoas se tornam amigas daquelas com quem têm coisas em comum. Note que, quando usava drogas, você abandonou os amigos de antes porque eles começaram a parecer chatos, desinteressantes.

Com o vício, vieram novos amigos, pessoas que também eram dependentes químicas, que compartilhavam com você o desejo de uso desse tipo de substância.

Agora você está em uma nova fase, na qual não usa mais drogas e por isso deve evitar os amigos que usam, pois com certeza eles oferecerão a você a substância da qual precisa se manter longe.

 

Fuja de situações que apresentem riscos

Além do afastamento de qualquer indivíduo que esteja eventualmente ligado ao uso da droga, é preciso também ficar longe de situações que possam levar ao consumo dela. Assim, é necessário buscar conhecer outros ambientes e possibilidades de diversão.

 

Busque terapia

A retomada do que éramos envolve o confronto com uma realidade difícil, na qual inúmeras fontes de reforço e satisfação se perderam e por isso se torna necessário um esforço para recuperá-las ou procurar novas.

Nessa caminhada, é fundamental ter a ajuda terapêutica e ela pode vir tanto por meio da terapia individual, em consultório, quanto daquela feita em grupo.

O AA – Alcoólicos Anônimos – e o NA – Narcóticos Anônimos – são grupos de apoio onde há reuniões nas quais os participantes fazem uma terapia em grupo. Há espaço para cada um contar suas experiências, dificuldades e conflitos, o que é de grande ajuda para quem fala e também para quem ouve, que se identifica com os relatos e aprende sobre como lidar com suas frustrações, obtendo o apoio necessário para seguir por mais um dia afastado das drogas.

 

Atente-se às pequenas decisões

Ao longo dos primeiros meses, a pessoa está sempre mais atenta a tudo porque sabe que qualquer coisa pode se tornar um gatilho para a recaída.  Com o passar do tempo, ela adquire controle da situação e tende a ir flexibilizando alguns dos cuidados que tinha rotineiramente para se manter longe das drogas, o que pode colaborar para uma possível recaída.

Saiba que a cautela é necessária, apesar de ter passado a fase mais crítica. Lembre-se de que a dependência química é uma doença crônica, o que significa que você precisará ficar atento às pequenas decisões que toma por toda a vida a fim de evitar um retorno ao quadro anterior.

 

A Brasil Tratamentos tem uma equipe especializada que vai ajudar você a lidar com a dependência e se manter limpo. Venha conversar com nossos terapeutas!

Blog