(11) 9 8930-9292 - 24h
O uso de drogas na adolescência: causas e consequências (clique e saiba+)

O uso de drogas na adolescência: causas e consequências (clique e saiba+)


A adolescência é um período marcado por vulnerabilidades diversas, como a necessidade de aceitação social e de popularização entre o grupo de pertencimento.

Estes fatores podem contribuir para que os jovens enveredem para a dependência química. Quer conhecer as causas e consequências do uso dessas substâncias nesta faixa etária? Siga lendo!

 

Iniciando pelas causas

Como já dissemos, a adolescência é uma fase de intensa socialização e alterações comportamentais que ocorrem por conta de fenômenos hormonais e psíquicos correspondentes ao novo processo de maturidade que está em curso.

O uso de drogas não está presente apenas na vida dos jovens, mas é entre eles que há uma maior prevalência, justamente porque estão em fase de transição para a vida adulta, resultando disso a curiosidade por novas experiências.

Quanto aos motivos que levam o adolescente a usar este tipo de substância, entre eles está o fácil acesso às drogas consideradas lícitas, caso do álcool e do tabaco, apesar de haver leis que proíbam a sua venda a menores de idade.

Isso também é reforçado pelo consumo entre os próprios pais e familiares em ambientes de convivência, o que pode, na leitura dos mais jovens contribuir positivamente para tal iniciativa por parte dos adolescentes.

A mídia, apesar de tentar restringir a publicidade ao incentivo para o acesso às drogas, ainda exerce forte influência por meio de propagandas de bebidas, com a exibição de famosos consumindo álcool, por exemplo, em filmes e novelas, causando uma impressão de normalidade.

Nesta fase, muitos jovens se sentem incompreendidos e querem descobrir sensações ou se livrar de incômodos derivados da ansiedade e da depressão por não terem e/ou não poderem ter o que querem. Tudo isso pode contribuir para que experimentem substâncias químicas e acabem se viciando, mesmo que esta não fosse a pretensão inicial.

 

Consequências

As diversas sensações de bem-estar experimentadas pelo uso das drogas tendem a criar no cérebro a vontade de repetição, tornando o uso cada vez mais frequente, processo que origina a dependência.

Em conjunto com ela, há as alterações de comportamento, como agressividade, violência e até alucinações e delírios, que culminam, em muitos casos, em consequências catastróficas e fatais a si e ao outro, como homicídio e suicídio, ou ainda a morte provocada por overdoses, justificadas pelo excesso e abuso de drogas.

Prejuízos menos graves, porém, de igual modo significativos, também são verificados, como a perda de memória, os danos irreversíveis de saúde – em especial nos sistemas respiratório e digestivo – entre outros fatores associados ao consumo, como o roubo, o furto e até o próprio tráfico de drogas, que não raramente comprometem futuros.

 

São muitas as causas e incontáveis as consequências que envolvem o uso de drogas por parte dos adolescentes. Caso haja suspeitas de que essas substâncias já fazem parte da vida de seu filho, familiar ou conhecido, não hesite em procurar atendimento especializado para obter orientações iniciais.

A Brasil Tratamentos é uma instituição especializada no tratamento de adolescentes usuários de drogas e pode ajudar você não apenas a esclarecer muitas das suas dúvidas, mas também cuidar de quem você ama e que se envolveu neste caminho complicado. Venha conversar conosco!

Blog