Tratamento para dependentes químicos (clique e saiba+)
A dependência química envolve a necessidade de consumo de diversas drogas ou álcool de forma descontrolada. Mesmo o tabaco e a bebida alcoólica sendo considerados legais, eles são tão prejudiciais à saúde quanto drogas ilegais.
Estas substâncias agem no sistema nervoso central, causando instabilidade na química do cérebro. Embora seja difícil, existe tratamento e ele deve ser buscado preferencialmente pela própria pessoa. Quer conhecer detalhes do tratamento? Continue lendo este post!
A internação
Quando alguém necessita de tratamento para a dependência química, a internação é o melhor caminho. Há 3 tipos de internação. Conheça cada um deles agora:
- Internação voluntária
Quando o dependente químico tem consciência de que está doente e opta pela internação voluntariamente, sendo assistido por uma equipe multiprofissional e com todos os cuidados necessários. A duração da internação é variável, dependendo de uma série de fatores, como a adesão ao tratamento, por exemplo.
- Internação involuntária
Pode ser solicitada por um familiar ou responsável legal do dependente químico. Ela funciona quando as pessoas ao redor percebem o quanto o vício está prejudicando a vida do indivíduo e daqueles que com ele convivem. Assim, por solicitação de um familiar, o dependente é internado, ainda que contra a sua vontade. Geralmente, após a desintoxicação, ele consegue ver o estrago que as substâncias químicas fizeram em sua vida e adere ao tratamento, mudando o rumo da sua vida.
- Internação compulsória
A justiça pode determinar que um dependente químico receba tratamento. Nestes casos, a internação é realizada geralmente contra a vontade da pessoa. É comum que ela esteja completamente dominada pelo vício. Muitas vezes, o indivíduo está vivendo na rua, pratica pequenos furtos e põe em risco sua vida e a de pessoas próximas.
Tratamento
A internação, independente de qual modalidade, é a única saída para o dependente.
Através dela, é possível ficar afastado das drogas e passar por uma desintoxicação, prosseguindo assim por outras etapas do tratamento, como as terapias individuais e/ou em grupo, quando a pessoa tem a oportunidade de refletir sobre o quanto as drogas prejudicaram a sua vida.
Muitas pessoas acreditam que podem se afastar das drogas sem precisar de internação, mas isso é muito difícil devido às crises de abstinência. Algumas são tão fortes que podem até matar o indivíduo além de aumentarem as chances de ele mesmo cometer o suicídio.
Por isso, na desintoxicação, contar com o apoio de uma equipe especializada é essencial. Muitas vezes, é preciso o uso de medicação para aliviar tais crises.
Na Brasil Tratamentos, você encontra um time de profissionais qualificados que estão aptos a lidar com a dependência química. Venha conhecer uma de nossas unidades!